Site Meter Batalha contra a Gordura! - UOL Blog
24 de fevereiro - Historia da Anorexia


*


Na antiguidade, a abstinência alimentar, era visto como uma forma de purificação. Os gregos incentivavam, Hipocrates costumava receitar jejuns e vômitos para tratamento de quase todas as doenças.

Nos templos budistas em épocas remotas, Kuukai (774-835) monge japonês foi mais alem. Criou a auto mumificação envolvendo basicamente fome restrita, meditação e grande atividade física num  processo que durava exatos 6 anos. Seu argumento quanto à falta de comida era o aumento de sua concentração e a sensação apurada que permitia sentir a energia sagrada e o universo.

 

No período medieval a anorexia ganhou seu apogeu como forma de sacrifício, punição e auto disciplina, com as “Santas jejuadoras”. Primeiramente com a Santa Catarina de Siena, suas seguidoras foram Santa Clara de Assis, Santa Maria Madalena e Santa Verônica Giuliani. Todas iniciando suas vidas de penitencia na adolescencia, eram superativas e recorriam a vômitos quando forçadas a comer. Santa Maria Madalena em particular rendia-se à compulsão por comidas as escondidas freqüentemente, dizia que esse desejo era uma “tentação diabólica” e além de provocar vômitos, punia-se com açoitadas e banhos frios em pleno inverno.

 

Passando de praticas desintoxicastes para a apuração dos sentidos espirituais, a anorexia toma sua forma demoníaca e de descontrolada obsessão com o defronte a repressões impostas pela sociedade durante os tempos.

Antes, as santas que jejuavam eram capazes de sobrepor-se à autoridade religiosa masculina por suas praticas. Na atualidade isso se repete, com a crença de que ser magra é ter poder defronte a pressão culturais onde o que importa é a imagem.

 

* “Nua, lisa, sem dobras, bela, corrigida, maquilada, quase deificada, a magreza reina. (...) Mas até quando?” Cybelle Weinberg.

 

 

 

Baseado no texto do resumo do livro “Do altar as passarelas: da anorexia santa à anorexia nervosa” de Cybelle Weinberg e Táki Athanássios Cordás, publicado na revista Ser Médico nº37 do ano de 2006.
Mumias budistas http://mordaz.blog.terra.com.br/

15 de fevereiro - ESTAR BEM!

 

Bem Estar!

É isso que eu quero daqui pra frente!Uma vida mais saudável em todos os sentidos!!!

Meu corpo pede e minha cabeça também, foi uma resposta tão orgânica, que estou disposta a adquirir hábitos saudáveis pra obter meu bem estar físico, metal e social!

Novos hábitos para minha vitalidade!!!!

 

Água

É através dela que nosso corpo realiza suas funções básicas de sobrevivência, ela hidrata e limpa nosso organismo, pra isso, precisamos aproveitar seus benefícios usando tanto por fora como por dentro.

 

Sabe aquele ditado “quem mora na praia não pisa na areia”, é verdade! Muita coisa que tenho facilidade não faço por comodismo. Uma delas é tomar banho de banheira, alem de ser um altar para a feminilidade, faz tão bem!!!Pesquisei em alguns livros e tive essas informações.

 

Hidromassagem

- Uma pressão suave do jato de água a uma temperatura entre 24°C a 40°C, produz estímulos da circulação sanguínea da pele.Com maior pressão os estímulos passam para o tecido adiposo.

Seus benefícios

- Relaxam-se as contraturas musculares (não me pergunte o que é isso haha)

- Fortalece os tecidos diminuindo a flacidez e celulite( OBA!)

- Sem contar que é um ótimo “exercício” para ativar nossa sensibilidade e se achar mais bonita, sensual, gostosa, fatale...hehe

 

Fotos: http://selmarosa.nafoto.net/

11 de fevereiro - Saudade da Bahia!

 Uma pesquisa muito interessante que teve inicio à dez anos na UNICAMP, foi recentemente divulgada pelo Ministério da Saúde.Uma forma bem brasileira para qualificar os alimentos de acordo com seu preparo e consumo. A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) surge com novos valores calóricos e nutricionais bem adaptada  para tupiniquim nenhum botar defeito!
Tabus são derrubados e nos surpreendemos com os resultados!

Exemplo:

O acarajé é menos calórico que o pão de queijo.
Em 100 g de acarajé há 276 kcal contra 376 kcal da iguaria mineira. O bolinho de feijão frito no dendê é também menos calórico que a empadinha de frango – 358 kcal.

Até no quesito colesterol o pão de queijo ganha em disparada. A cada 100 g de acarajé são 25 mg de colesterol contra 68 mg do pãozinho de minas.

Sem contar que o azeite de dendê é uma fonte natural de vitamina E, tocofeitos e tocotrienois que atuam como antioxidantes. Rico também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A!

Ah...saudades da Bahia, dos finais de semana a luz do fim da tarde com a galera comendo acarajé tomando Coca Cola, naquela muvuquinha gostosa com cheiro de dendê na banca da baiana!!!!Aiii aiiii

Bom, deixando o saudosismo de lado, e aproveitando essa noticia, vo dizer os alimentos que a muito tempo não como mas nem que a vaca fume (tenho a leve impressão que essa expressão ta errada!).

 

Pão de queijo, feito com absurda taxa de gordura e queijo

Massa folhada, pois essa é feita com muita manteiga

Empadinha, a massa podre é extremamente calórica.

 

Uma das coisas que a reeducação nos ensina é a substituição, no lugar dessas coisas prefiro muito mais comer um Misto feito com pão francês sem esquentar pq o queijo derretido se transforma em gordura saturada, é claro! --------------> desculpe minha ignorancia, mas recebi essa informação de uma nutricionista quando estava em um SPA,estou pesquisando mais a fundo sobre isso........

 

 

Fontes:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24403

http://www.unicamp.br/nepa/taco/

8 de fevereiro - vida no interior

 

 

É como estar vivenciando uma poesia bucólica mas sem muito romantismo.Apenas o fato de que o cotidiano se torna medíocre!Sem muito o que fazer e até esperar!

Resumindo....é uma chatice!

Pensando bem, isso pode acontecer até nas cidades mais movimentadas do mundo!Não tenho muita experiência, mas já morei em outras capitais e cidades maiores e sempre me deparava com o vazio da falta do que fazer!

Na verdade, não é o lugar que eu more e sim, a posição que eu tenho perante a vida!

Se acomodar é tão fácil, mas a vida é muito valiosa pra me esquecer dela! Devo tornar meus dias mais alegre e proveitoso, mesmo que eu esteja em meu quintal vendo o por do sol!

Bom, estou tentando dar valor as pequenas coisas e começar a aproveitar o que antes nem pensava em fazer!

Nesses últimos dias aconteceram pequenas coisas que me deixaram muito feliz!Até uma festa de peão eu fui!Assisti o show do Rio Negro e Solimões! (HAHA, quando que um dia pensei em fazer isso!)

Já “gandaiei” muito, principalmente quando tinha meus 18,19 anos e depois com 25, 26 anos.Já morei em cidade praiana e sempre que possível, estava tomando um solzinho.  Agora estou mais calminha e isso não significa que não irei aproveitar meus dias, vo fazer aquilo que achar importante e prestar muita atenção no comodismo!

Estou muito feliz, meus desejos estam se realizando!

 

Saúde

Voltar a fazer academia todos os dias (academia e treino de vôlei)

Tomar mais cuidado com meu tornozelo e joelho nos exercícios

Continuar sem nenhuma interrupção com meu tratamento do ovário policistico

Fazer exames e controlar uma inflamação que tenho na trompa direita

Tirar meus dentes sisos (arranquei meus sisos essa semana!!!)

Emagrecer 15 quilos (só foi 1 quilo ainda)

 

Bem estar pessoal

Sair o mais rápido possível da casa de minha mãe

Fazer regularmente drenagem linfática

Passar alguns dias no SPA

Conhecer praias do litoral de São Paulo (esta sendo programada)

Ir pra Salvador com mais freqüência

 

 

 

05 de fevereiro - Calculando

Pra emagrecer 1kg deve-se eliminar 7.000,00kcal.

A quantidade de calorias que meu corpo consome normalmente é de 2.739,70kcal (GET)

Então:

- Se diminuir minhas calorias consumidas para 1.800kcal diárias (quantidade ideal para meu corpo), terei uma redução de 939kcal por dia.Ou seja, 6.577,90kcal por semana!

- Mais a perda extra com exercícios físicos de 390kcal por dia. Em 4 dias serão 1.560kcal!

 

6.577,90kcal + 1.560,00kcal = 8.137,90kcal de redução por semana!

 

É possível emagrecer 1kg por semana! Vo fazer essa experiência nesta semana!

 

 

01 de fevereiro - MAGRA?!?



uahUAHUahAHUuha

É por isso que digo, não fico bem no estilo magra anorexica!!!!Pra mim ta excelente um corpinho de 70kg!!!
Ficou um barato Lu, ADOREI a brincadeira!!!!!

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Mulher, 1 ano aprendendo a ser feliz!

O que é isto?
dating sites web counters Health sites
Visitante número:

Custom Countdowns & MySpace Layouts