Site Meter Batalha contra a Gordura! - UOL Blog
29 de outubro - Deus abençoe o Horario de Verão!

Estava ansiosa por hoje!
Me arrumei toda empolgada, fiz suco, peguei meu café da manhã (que preparo sempre na noite anterior) e fui ruma a academia quase que saltitante!

Hoje começou meu novo treino!

Dessa vez me prepararam duas seqüências para não me entediar e aumentaram as repetições, conseqüentemente o peso diminuiu.

Aparelhos novos e um pouco de dificuldade para fazer os exercícios, sempre assim no inicio, mas vou aperfeiçoando isso tudo com o tempo, tenho pela frente 36 treinos!

Para turbinar, jump logo em seguida!

 

E inicia-se a temporada da piscina, com isso as aulas de hidroginástica e natação estão recebendo inscrições e para associado às aulas saem na faixa, to dentro!!

Sábado já sei que vou ga$tar comprando as parafernálias (maiô, toucas, protetor de ouvidos, bóinhas de braço...hehehe!), preciso renovar pois faz tanto tempo que não entrava em uma piscina para fazer exercício físico que tudo apodreceu na gaveta.

 

Empolgação!!!!Mais do que nunca vo aproveitar esse horário de verão, acordar cedão pra malhar e depois do expediente dá-lhe piscina!

 

Oh, vida boa!!!!!!!!!!
26 de outubro - minha cidade esta engordando!

Não foi difícil conseguir juntar fotos de pessoas com problemas de peso no trajeto que fiz para ir a feira essa manhã.  Na verdade resolvi tirar as fotos na volta, pois no inicio quando percebi, fiquei impressionada com o numero alarmante de “foras de forma” que hoje em dia existe em minha cidade!

Não precisa de pesquisa pra saber que isso esta começando a ser uma preocupação mundial, pois a obesidade é uma doença que gera patologias que podem reduzir drasticamente a vida da pessoa, como infartos, derrames, parada cardíaca, trombose.

O descaso não é problema, todos estão preocupados com sua forma física, o problema sim são as formas como muitos escolhem para diminuir seu peso. E os vilões são os “já manjados”   remédios e dietas restritivas. Todo mundo sabe qual será o andamento, emagrecimento rápido, drástico e assim que chutar o balde vão engordar tudo de novo e mais um pouco!Se todo mundo sabe certinho essas etapas, porque raios continuam insistindo?
Culpa da educação imediatista que nossa cultura prega hoje em dia!Tudo tem que ser pra ontem, desde trabalhos à partos, quase ninguém mais tem paciência de aceitar o curso e o tempo normal das coisas.

O emagrecimento tornou-se, relativamente a pouco tempo, problema constante para quase todos do mundo e mesmo assim ainda existe um certo descaso e inadimplência de informações para a população! A mídia ainda insiste na idéia de “dietas da moda”, ficam inventando a cada programa ou edição uma “novidade” para incentivar o emagrecimento mesmo que provisório de toda nação, passando por cima de ideais presentes como a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR que hoje em dia se prolifera aqui na blogosfera!

O fato é, apesar de tudo isso, existem programas de saúde tímidos aqui no Brasil que ajudam pessoas a emagrecerem! Descobri, depois de ver o resultado, que o posto de saúde do bairro onde trabalho, tem um programa desses e que ta resolvendo casos de pessoas carentes que não teriam condições de ter um acompanhamento medico para reverter o quadro de sua saúde.

Sem brincadeira, tem um senhor extremamente obeso que até o começo do ano não conseguia subir em uma moto taxi quando ia em suas primeiras consultas lá no postinho. Agora não só parou de passar vergonha com esse caso constrangedor como passou a andar de bicicleta. Suas roupas estão folgadissimas e pelo que fiquei sabendo já emagreceu uns 25 quilos seguindo orientação de nutricionista e participando das caminhadas comunitárias. Suas consultas são mensais e ainda tem um programa com profissionais da saúde em caminhadas e alongamentos, nem eu que pago plano de saúde tenho isso! Em pensar que ele conseguiu resultados tão mais rápidos que muita gente que espera na fila das operações de estomago pelo SUS!

A fórmula mágica, milagrosa para o emagrecimento é esse! Alimentar-se bem (lê-se comer mais vezes ao dia produtos saudáveis e diminuir a quantidade de alimento) e praticar exercícios físicos!  Simples porem não se pode esquecer de alertar que requer fibra para insistir em mudar de vida, mudanças são sempre dramáticas no inicio!

Mas quando se conquista essa rotina tudo parece a coisa mais normal do mundo e nos perguntamos por que nos agredimos tantos anos para engordarmos!!!

23 de outubro - muito mais que emagrecimento

Uma vida saudável demanda empenho e não sacrifícios!

Tenho que persistir todos os dias em mudar meus antigos maus hábitos para conseguir a plenitude do equilíbrio!

Esse é meu sonho e realizá-lo não me trará apenas o emagrecimento, mas elevação espiritual e o amadurecimento mental e emocional, me tornando mais confiante e certa de minhas escolhas.

Estou a um ano nesse caminho e percebi que ele será para sempre meu percurso, pois descobri que a felicidade não esta no corpo magro e sim numa vida cheia de vitalidade!

 

Tenho muito pela frente!
19 de outubro - SOBRE A TAL TABELA!

 

A tabela é na verdade um demonstrativo de sua alimentação, sem os registros alimentares fica impossível saber como foi o desempenho do dia!
De acordo com a Joice, ela bota tudo no Excel, eu fiz na mão grande mesmo, mas basicamente é fazer o calculo no final do dia (depois da ultima refeição). Dividir 100% pelo numero de refeições do dia, depois analisar cada uma e dar a nota. O calculo é pra saber qual é o valor máximo de cada refeição, caberá cada um analisar o que comeu e dentro da porcentagem total, de cada refeição, estipular a nota merecida. Depois é só somar e ver quanto que foi a porcentagem total do dia.

Esse procedimento é simples e muito eficiente, pois só anotando o que se come não dá essa visão clara de como anda a alimentação! A avaliação final esta diante dos olhos como se fosse um boletim, isso da motivação para que no próximo dia a nota seja sempre melhor.


minha tabela com as anotações de minha alimentação

 

“Adquiri um hábito que me ajuda muito, criei uma tabelinha de avaliação de rotina alimentar. Deixo coladinha num armário e, todo dia de noite, vou lá e coloco meu conceito do dia (se foi de controle ou não). Procuro manter a minha média de desempenho por volta dos 85% de controle e tem dado certo. Com essa tabela, não tem como a gente se enganar, achar que um dia não faz diferença, ou dizer que nem percebemos que estávamos comendo tanto, porque está tudo ali bem claro e diante de nossos olhos, basta abrí-los e olhar pros números!”

Joice http://paginasjoice.blogspot.com/

17 de outubro - Esta dando certo!

Estou adorando a tabela de desempenho!!!!Com certeza me fez enxergar como estava errando todos os dias, por mais que marcasse tudo no diário!Ela oferece uma vizualização total e pratica de como foi minha alimentação durante o mês inteiro!Transpassei os cálculos em porcentagem, como Joyce indicou, e tive a absurda constatação que errei muito! Marquei em vermelho os péssimos dias e em verde os ideais, e tive nos primeiros 12 dias de novembro, 10 dias errados e apenas 2 dias certos.

Resultado, fazem 3 dias que tudo esta correndo super bem e acho que finalmente vou sair da leseira dos 77,900...77,500....77kg!Em breve quero grandes novidades na balança!

 

Momentos estressantes sempre foi motivo para a desculpa de extravasar na alimentação, botei isso na cabeça e me carreguei de força para segurar firme!Desde ontem estou em processo de mudança e por mais que a correria não permitice, parei, fui ao mercado comprei minhas frutinhas, procurei o mel e minhas sementes nas caixas e fiz minha “patchequinha”de frutas. No meio daquela bagunça estava eu, comendo abacate amassado, moranguinhos cortados, linhaça e farelo de aveia tudo com mel.

Rolou uma comemoraçãozinha hoje, mas tentei me controlar, só pensando na porcentagem que irei colocar na tabela!
Final de semana esta aí para compensar qualquer vacilinho. Vo pedalar e controlar!
 

14 de outubro - Eu sabotador

Fazia tempo que não sentia isso! Na verdade estou tão empolgada com meu processo de emagrecimento que deixei quase todos os sentimentos de inferioridade pra trás. Mas ontem o coração apertou.

O fato foi que recebi uma visita que ao mesmo tempo me motivou como me fez entristecer por me ver ainda tão gorda. Uma conhecida linda e estonteante veio me visitar, não pude deixar de reparar como sua apresentação era impecável corpo magro e bem arrumada, nem da pra dizer que um dia ela foi pesada como eu!

 

Fiquei triste comigo mesma, por acordar tão tarde, de reconhecer só agora que sou capaz, triste por me ver tão longe de meu objetivo, de ainda ser gorda....

Falta muito pra conseguir atingir meu objetivo, 75kg é apenas o meio do caminho, pretendo os 68kg e mais tarde os 60kg!Definitivamente não quero mais ser “cheinha”, quero ser magra.

 

Mas nem tudo na vida é uma fossa, por mais triste que estava criei força para continuar lutando pelo ideal de vida que escolhi e vou consegui!

Não desistirei de abandonar, para sempre, a vida de extrema compulsão alimentar sem animo e amor próprio que um tempo me deixei passar. Quero poder sentir esse orgulho que tenho de mim mesma todos os dias de minha vida, isso é fantástico e só me faz crescer!

 

Nunca mais quero ter dó de mim, de viver a mentira que nada adiantava para voltar a ser feliz!!
12 de outubro - para semana

Ponto positivo
Final de semana finalmente cumpri com o prometido, voltei a pedalar na ergométrica. Estipulei apenas 1hora pra não correr o risco de saturar e parar, como aconteceu na ultima vez que ficava horas em cima da magrela. Deixei o carro na garagem e andei muito!

Medíocre
Tentei controlar a alimentação e anotei tudinho no diário, mas claro que os rabiscos em vermelhos estão lá, hoje inventaram uma torta feita com massa de pão de queijo pedaços de calabresa e um monte de embutidos, caramba....tive que comer!!!!Por isso minha avaliação nesse final de semana foi médio pra sofrível, apesar das frutas, saladinhas e conseguir evitar muita besteira.

Tambem nesse final de semana, conheci o Nintendo Wii Fit, senhor...que trequinho bão de mais!!!Deu vontade de ter um, porque o rapaz faz a gente suar mesmo! Meus musculos estão doloridos por causa dos exercicios de resistencia e hioga!O legal é que ele tem um tabela de planejamento com vairas analises como peso, altura, equilibrio e resistencia! Muito bom mesmo, pena que é carissimo, por enquanto nao vai dar pra comprar!!

Essa semana vou me controlar mais, seguirei uma dica que a Joice publicou em seu novíssimo blog, que é uma tabelinha de avaliação diária! Assim ficará mais explicito os erros cometidos durante o mês inteiro! Gostei muito de suas dicas e mais ainda que voltou!

 

08 de outubro - Rotina

Desde segunda feira ando mais atenta as possíveis escorregadas na alimentação. Ta começando a surtir algum resultado, o ponteiro deu aquela vaciladinha para um peso novo, mas na segunda tentativa voltou a estaca zero!

Confesso que apesar de estar dizendo NÃO para as porcariadas, as vezes escapa uma ou outra coisa! É picaretagem isso reconheço, mas a quantidade de vezes que não luto contra a gula esta cada vez menor e isso me deixa muito feliz!

Terei que tomar todo cuidado esse mês, pois não vou visitar minha nutri. Com isso estou contando com a assessoria via e-mail e devo admitir que esta quebrando um galhão! Quero resolver essa fome de besteiras a noite que surgiu assim que parei de extrapolar nos doces (estava comendo todos os dias muitas balas e doces de padaria) antes de voltar a seu consultório mês que vem.

Aliado

Voltei com a tática da calça apertada durante o dia. Estava muito largada com as de costume, todas folgadas e sempre tenho que puxar!Por um lado é maravilhoso ver a calça caindo, mas usando um “cabresto” acho que me faz lembrar toda hora que preciso me cuidar.

Chá

Estou amando tomar chá!Qualquer tipo, juntos, separados....quente, gelado! Quando vou a casa de produtos naturais sempre compro mais um para experimentar!Fiz um mix de aniz estrelado com melissa, camomila e cavalinha que ficou um espetáculo!
Também me prontifiquei a fazer o mais correto possível sua preparação. Como ainda não tenho um bulinho de vidro (ideal para se preparar chá) estou aquecendo a água numa panela normal, antes de ferventar jogo as ervas deixo um pouco no fogo e logo em seguida (não diexo ferventar) despejo tudo em uma jarra de vidro, tampo para deixar em fusão por alguns minutos e boa!
Não estou utilizando aqueles em saquinhos, parece chá de mentirinha depois que me acostumei a fazer desse jeito!

Mas tenho que tomar cuidado com essas misturas, no inicio comprei tudo que achava bonitinho sem ler as especificações e acabei, com o perdão da palavra, tendo uma caganeira na semana! É justamente por isso que venho cometendo parte de meus pecados gastronômicos!

Só por que é natural não quer dizer que não possa fazer mal! Estou extrapolando muito nas frutas frescas e desidratadas, no mel, nas castanhas. É bom, mas consumir isso exageradamente é trocar 6 por meia dúzia = vou acabar engordando!

Academia
Nenhuma grande novidade, ainda não troquei meu treino e isso ta começando a ficar chato, porem nada me desmotiva e não falto sequer um dia! Qualquer possibilidade de mudança estou começando a fazer, então me permiti mudar as séries de abdominal, deixei  de fazer no chão e comecei a fazer na prancha. Misericórdia tem músculos lá dentro que nunca senti na vida que tão doendo até agora, delicia!

Atenção total
- CORTAR A GULA NO PERIODO DA NOITE
- LEMBRAR SEMPRE QUE AINDA TENHO MUITO QUE CAMINHAR PARA VENCER
- NÃO EXAGERAR NOS ALIMENTOS SAUDAVEIS
- CONTINUAR AUTUANDO EM FRAGANTE O OLHO GORDO E NÃO SER MAIS OMISSA!TENHO QUE PARAR COM ESSA CORRUPÇÃO!

 

UPDATE:
Lendo alguns comentarios aqui em meu blog, me toquei que estou fazendo tudo errado de novo! Meu problema em atacar qualquer coisa a noite é porque não estou dando o devido valor e atenção para a refeição desse horario! Então,a partir de agora, farei uma "jantinha" assim que chegar em casa depois do trabalho!

UPDATE: 20h58

Era obvio!

A coisa da errado quando na maioria das vezes se faz errado!Foi o que estava rolando comigo!
Assim que cheguei em casa, fiz minha “jantinha”,  escarola refogada com alho e cheiro verde servida com pedaços de pão sírio. Foi tão saboroso que parece como se tivesse deliciado um verdadeiro banquete!
Única regra nas refeições desse horário é se alimentar, no mínimo, até 2 horas antes de dormir!

 

06 de outubro - Desestressando

 

Paranóia por estar com e mesmo peso uns 4 meses! Sede em ver resultados que acabei meio chateada com minha lesera em emagrecer!
Foi ai que me dei conta dos resultados conquistados este ano que acordei!Vesti minha calça jeans que lutei pra consegui entrar e voltei a ser feliz!!!

 

Não vou desistir em enxugar mais, afinal de contas falta muito e não to satisfeita com esse peso!Mas não posso me achar um balão por não estar emagrecendo momentaneamente, já se foram 15kg!!!!!

 

Esse final de semana dei uma extrapoladinha no laticínio, resultado, estou com uma dor de cabeça brutal desde ontem!To tomando remédio feito água e mesmo assim não para!É por isso que não da mais para vacilar na alimentação!

 

Estou engajada a ver resultados esse semana!

 

UPDATE:

Acabei de me dar conta de como estou jogando fora todo meu esforço em malhar pela manhã com algumas extrapolações durante o dia! Se consegui tirar os doces de padaria e as balas de meu dia a dia eu posso dar uma segurada em minhas novas vontades!

Não quero mais jogar fora meu esforço!

 

SELMA

NÃO JOGUE NO LIXO TODO SEU EMPENHO NA ACADEMIA DIANTE DE BESTEIRAS! 

02 de outubro - Entre tropeços e escorregões

Misericórdia, estou cansada de repetir os mesmos erros!

Mais do que explicito que minhas anotações alimentares e ainda continuo me permitindo errar! É um pequeno deslize aqui, outra extrapolação ali, meu diário alimentar esta praticamente cheio de observações em vermelho dizendo que “ERREI”

Ok, não é o fim do mundo e todo dia é mais um começo, mais uma chance de acertar de fazer melhor, mas poxa vida, não da pra agüentar esses vacilos contínuos! E definitivamente, acabou o prazo para vacilar, já estamos no ultimo trimestre do ano, ultima chance para apresentar um resultado bacana!

A academia
esta fazendo seu trabalho, to cada vez mais fina, mas em compensação meu peso não mexe por causa dessa minha boca incontrolável!Preciso melhorar muito meu jantar, ele que esta minando com tudo!
Essa nova academia é o Maximo, o resultado que vi em um mês nessa na outra academia não vi por anos! Meus joelhos não são mais flácidos e meus braços estão afinando. Sem duvida um bom acompanhamento é o melhor aliado, não adianta nada ir para uma academia e não ser bem assessorada!

Sobre o suco de manhã,
RECOMENDO, simplesmente perfeito, supri minha fome até o final da academia e com certeza perdi totalmente a vontade de comer doces durante o dia!O resultado não é imediato, é o tempo normal das coisas, mas em duas semanas eu já não sentia mais vontade de cair de boca nas balas e nos doces de padaria (que se tornaram rotina).
Como a grama é muito trabalhosa para se cultivar, eu to usando muito a couve e pra disfarçar o gosto desses dois, coloco hortelã gengibre ou erva cidreira no meio, fica mto bom nem da pra saber que tem “mato” no meio! Daqui pra semana vo experimentar colocar inhame no lugar da beterraba, pelo que minha nutri falou fica mto bom.

Açúcar mascavo
Não sei como passei anos de minha vida sem utilizá-lo!Ele é saboroso e da um sabor requintado no alimento! Mas meu chás ainda persiste as 3 gotinhas de adoçante, isso por que estou querendo reduzir drasticamente esse tipo de intervenção!Quero chegar ao ponto de tomar chá sem nenhum tipo de adoçante e apreciar o alimento com seu sabor natural! Mas treinar o paladar leva tempo, como tudo na vida, saber apreciar o azedo sem ser o azedo doce, ou o amargo e não o amargo doce vai demorar!

Uma semana já se passou...chega de vacilos!

 

UPDATE:

Programação de final de semana daqui pra frente!

- Voltar a pedalar na ergométrica por 1 hora apenas;
- Controlar a alimentação, usar o bom senso e o auto controle pra não liberar geral;
- Deixar o carro na garagem, já que não uso o carro durante a semana, posso fazer isso todos os dias!

Preciso voltar a me motivar, ver a balança se mexer!

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Mulher, 1 ano aprendendo a ser feliz!

O que é isto?
dating sites web counters Health sites
Visitante número:

Custom Countdowns & MySpace Layouts